quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Aconteceu o II Congresso Nacional de Psicologia e Psicoterapia



Realizou-se entre os dias 18 e 19 de Setembro do presente ano, a VIII conferencia de Investigação da UEM e II Congresso Nacional de Psicologia e Psicoterapia evento que teve lugar no Campus principal da UEM sita na Av. Julius Nyerere sob os lemas “Pesquisando e compreendendo melhor Moçambique” e “A Psicologia na Promoção da Paz e do Bem-estar da Sociedade”.
O evento contou com a participação de diversos investigadores, docentes, profissionais da área da saúde mental, estudantes e publico em geral entre nacionais e internacionais com principal realce para África do Sul, Angola, Brasil e Argentina.
Maximus Sethoto -University of Pretoria
A cerimónia de abertura contou com a presença de vários académicos, políticos e membros da sociedade civil. Destaque para a presença do Magnifico Reitor da Universidade Eduardo Mondlane, o
Prof. Doutor Orlando Quilambo que proferiu o discurso de abertura que destacou “o envolvimento da UEM na investigação e na extensão como formas de elevar a qualidade de ensino e produção de conhecimentos ajudando assim a sociedade moçambicana”.

Coube ao Prof. Catedrático Armindo Ngunga proferir a Comunicação principal 1 com o tema “Moçambique: O Homem e o Espaço”, onde destacou a importância da valorização do conhecimento “indígena” e dos dialectos nacionais para a produção do conhecimento dos moçambicanos.
Romulo Muthemba - CEPAEP
Decorreram sessões paralelas nos anfiteatros e salas do Complexo Pedagógico (C.P) e salas da Faculdade de Educação (FACED), onde foram discutidas varias temáticas relativas a Psicologia e Psicoterapia.
A Comunicação Principal 2 esteve a cargo da Prof. Doutora Margarida Ventura (Angola) com o tema “traumas de guerra na população civil e militar: o caso de Angola”.
O primeiro dia também, teve a comunicação do antigo Reitor da UEM o Prof. Doutor Brazão Mazula com o tema “A Psicologia na promoção da Paz e do Bem-estar da sociedade” onde instou os Psicólogos a actuarem naquilo que considerou como sendo “medos ou traumas sociais”. E, para fechar as actividades do primeiro dia, foi lançado o livro “O que é Saude Mental” coordenado pelo Prof. Doutor Carlos Serra, da autoria do Prof. Doutor Bóia Efreime Jr., Prof. Doutor Narciso Mahumana e a Prof. Doutora G. Piedade (Brazil).
Representante do ALUMNI
O segundo dia (19) começou com a Comunicação principal 3 do Prof. Doutor Carlos Lamusse (Argentino) com o tema “A interdisciplinaridade na ciência. Relevância da abordagem científica integrada na pesquisa biomédica”. De seguida decorreu a comunicação em torno da “Paz – construções para a pessoa e para a construção do tecido social” proferida pelo Reverendo Dom Dinis Sengulane que congratulou a UEM e a Psicologia na contribuição da Paz em Moçambique e com o seu estilo característico contagiou os presentes na tenda principal com um “Olá Paz”. A principal mensagem que os congressistas levam da comunicação do Reverendo é que “não há corta-mato para a prosperidade, há que transpirar na vida”. E há necessidade de se remover as pedras para que a UEM e o país estejam num bom caminho.
Decorreram sessões paralelas, realce para a comunicação do “Alumni Associations como um instrumento que pretende dinamizar as faculdades” apresentado por Cândida Muvale (PSC) e Tomas Vilanculos (PNEE);
O encerramento da VIII Conferencia e II Congresso de Psicologia e Psicoterapia da UEM em parceria com a Associação de Psicologia de Moçambique (APM) contou com a presença do Magnifico Reitor da UEM, a Vice-Reitora Académica e o Director Cientifico da UEM. Fez-se o resumo das actividades por parte do secretariado e de seguida o Prof. Doutor Bettencourt Capece (Director Cientifico) agradeceu a todos que tornaram possível a realização do evento e fez-se a entrega simbólica de certificados de participação.
Coube ao Magnifico Reitor da UEM, Prof. Doutor Orlando Quilambo proferir o discurso de encerramento do evento, garantindo que em Setembro de 2016 ira se realizar a IX Conferencia Cientifica da UEM e III Congresso Nacional de Psicologia e Psicoterapia.

Foto Familia

Por: Artur Avião J. Boene

Sem comentários:

Enviar um comentário