sexta-feira, 23 de maio de 2014

Lançamento público do projecto ALUMNI FACED-UEM

 
Realizou-se, no dia 14 de Maio do ano em curso, pelas 14 horas, a cerimónia oficial de lançamento público do projecto ALUMNI FACED-UEM: “Promovendo Networking para partilha de oportunidades de experiência prático profissional (estágios e emprego) para os Estudantes de Psicologia”. O evento teve lugar nos espaços do Complexo Pedagógico, tendo sido uma cerimónia bastante concorrida que juntou dirigentes da FACED, representantes de organizações e associações, profissionais da área e estudantes.

Do corpo directivo da FACED, foi de destacar a presença da Exma. Senhora Directora da Faculdade de Educação (FACED), Prof. Doutora Eugénia Cossa, do director adjunto para graduação, Dr Jorge Fringe, e do director do curso de Psicologia da FACED, dr Francisco Cumaio. 
 Directora da FACED: Prof. Doutora Eugénia Cossa
O evento fez-se compor por vários momentos, dos quais destacaram-se a apresentação do projecto pelo seu coordenador Hélio Clemente e a intervenção de três ex-estudantes graduados em Psicologia pela FACED, a intervenção das organizações convidadas, a do director adjunto para graduação, Jorge Fringe, também director da equipa de implementação do projecto e, por fim, a Directora da FACED, que declarou oficialmente lançada a iniciativa Alumni na Faculdade de
Director adjunto para graduação 
e coordenador da equipa de implementação 
dos projectos NICHE: Dr Jorge Fringe
Educação.

O evento contou ainda com uma foto da família que juntou directores, professores e o grupo de estudantes finalistas que conduzem esta iniciativa.



Representante da ALUMNI FACED_UEM:
Hélio Clemente, Estudante finalista do curso de Psicologia.
 
O projecto Alumni FACED está a ser financiado pelo programa NICHE e tem em vista a criação de uma maior aproximação entre os graduados, a Faculdade e os potenciais promotores de experiência prática e profissionalizante para os estudantes, permitindo, assim, o desenvolvimento de um melhor perfil do graduado de Psicologia e contribuindo para sua, melhor integração no mercado de trabalho.

Ficou claro que, numa primeira fase, o projecto está voltado ao curso de Psicologia, no entanto, como se afirmou e reafirmou pelos vários intervenientes, há uma necessidade de num futuro breve a ALUMNI FACED-UEM abranger os demais cursos que compõem a Faculdade de Educação, nomeadamente: Educação e Desenvolvimento de Infância, Organização e Gestão da Educação, Educação Ambiental e Língua de sinais.


Os intervenientes que se fizeram passar pelo pódio declaram publicamente o apoio incondicional ao projecto, que se pretende que tenha vida e saúde, sendo que iniciativas deste carácter compõem e satisfazem as necessidades de qualquer faculdade uma vez que “permitem adequar os conteúdos curriculares às reais necessidades da sociedade ou mais especificamente do mercado de emprego e dos empregadores”- lembrou a directora da Faculdade Prof. Dra. Eugénia Cossa.

Um momento importante no evento, foi a apresentação a capela do canto da Alumni, que simboliza o espírito que o projecto pretende transmitir, de estudantes proactivos e criativos, com capacidade de usar os seus talentos para alavancarem o seu futuro profissional.
Director Do Centro De Psicologia Aplicada 
e Exames Psicotécnicos (CEPAEP): Dr Rúmulo Mutemba
 
Vários presentes felicitaram a organização do evento e comprometeram-se a contribuir para o crescimento da Alumni da FACED, pelo que a ALUMNI FACED-UEM agradece a presença de todos os convidados e o apoio demonstrado, e conta com a participação dos mesmos de forma activa e envolvente.
          
   Ex-estudante graduado colaborador da Jason Associates –
 Vicente Mazive - PST
Sendo o lançamento apenas uma etapa inicial, pretende-se passar para a outra fase de actividades, que inclui intercâmbios e palestras a serem realizados em parceria com as diversas organizações e ex-estudantes graduados e anda está prevista uma viagem de intercâmbio com a Alumni da Universidade de Pretória, a realizar-se entre Junho e Julho do presente ano.



Foto de Família

Por Tomás Vilanculos
Revisão: Hélio Clemente, Arline Ferrão e dr. Alfredo Gomes

Sem comentários:

Enviar um comentário